Seja bem Vind@ e boa navegação pelo site do ADOTE

ADOTE é um grupo de voluntários criado para discutir, orientar e transmitir informações sobre adoção, fortalecendo e preservando vínculos familiares e integração com a família adotiva.

Com o intuito de fortalecer a convivência de pessoas que também tem as mesmas dúvidas e angustias, o ADOTE busca dar apoio durante o período de espera, de chegada do filho e no período pós adotivo.

 

Buscando desmistificar ideias preconceituosas, o ADOTE abre suas portas a todos os tipos e configurações familiares, buscando o dia em que todas as crianças e adolescentes possam viver em família com respeito.

 

O ADOTE se reuni mensalmente, você poderá ter acesso aos dias de reunião AQUI no site.

 

Em cada encontro abordamos um tema diferente, relacionado com a adoção. Como tradição, encerramos com uma confraternização em um ambiente descontraído que estimula o diálogo e a troca de experiência.

 

Preparados? Então embarque conosco nessa busca pelo seu filho.

Iniciando suas atividades no dia 8 de Maio de 1993, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio Claro – ADOTE surgiu a partir de encontros informais realizados por pais adotivos que dialogavam sobre o assunto. Desde então, o Adote vem empreendendo esforços e ações planejadas para a integral defesa do direito à convivência familiar e comunitária.

A entidade filantrópica fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, capítulo III, artigo 19, que diz:

"Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes."

O ADOTE é um dos mais de 120 grupos de apoio à adoção que existem no País e integra a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD. Os Grupos de Apoio são formados, na maioria das vezes, por pais adotivos que trabalham voluntariamente com o intuito de trocar experiências, preparar adotantes, acompanhar pais adotivos, conscientizar a sociedade sobre a adoção, principalmente, sobre as adoções chamadas necessárias (crianças maiores, com necessidades especiais, grupo de irmãos e inter-raciais).

Reuniões e atividades

Organizamos nossas reuniões mensais, realizamos intercâmbios junto as Comarcas, possuímos a Biblioteca da Adoção, onde disponibilizamos materiais de orientação aos participantes das reuniões ou para consulta, monitoramento das crianças, diversos projetos executados no decorrer do ano com destaque ao projeto “Tampinha Ecológica” e Boletim Informativo.

Missão

"Nossa missão é orientar a comunidade sobre os procedimentos corretos pertinentes a uma adoção, e dar as informações necessárias para que essa escolha seja revestida de consciência da responsabilidade do que é criar um filho”.
 

Objetivos

Estimular a guarda e a adoção, como alternativa à institucionalização de crianças abandonadas.

·         Manter a possibilidade de convivência em lares ou famílias de transição, enquanto esperam retornar ao lar de origem ou conseguir nova família.

·        Promover e direcionar esforços na tarefa de encontrar pretendentes para as crianças judicialmente aptas para a adoção.

·        Orientar pretendentes à adoção, mantendo palestras e debates, visando prepará-los em todos os aspectos necessários.

·    Divulgar a prática da guarda e da adoção e sua importância através de palestras, publicações e depoimentos, desenvolvendo na sociedade a cultura da adoção.

·        Funcionar como órgão voluntário auxiliar das Varas de Infância e Juventude, ou outros órgãos competentes, no que diz respeito a guarda e adoção.

© 2017 por cultivecomunicacao.com.br

Entre em contato:
(19) 99758-7088

(19) 98122-7580

Encontre-nos:
Rua 1B - JSP, n 125 - Jd. São Paulo - Rio Claro-SP

CEP: