Presidente da AMB apoia projeto da Amaerj para mudar perfil na adoção de crianças e adolescentes

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) lançou na terça-feira (24) o projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, na Corregedoria Geral de Justiça do Rio. A intenção do projeto, de autoria do juiz Sérgio Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, é estimular a mudança de perfil na adoção de crianças e adolescentes. O evento de lançamento contou com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, que anunciou o apoio da entidade à iniciativa.

“Contem conosco para dar dimensão nacional ao projeto e para conversar com os presidentes das outras associações de magistrados do País. Muitos projetos como esse precisam ganhar dimensão nacional”, afirmou Jayme de Oliveira.

A presidente da Amaerj, Renata Gil, informou que o projeto vai facilitar as adoções e que a divulgação da iniciativa vai ajudar a deslanchá-lo. “Existe uma fila muito pequena para a adoção dessas crianças que não estão no perfil das crianças menores, mais disputadas. O apadrinhamento foi um primeiro passo para solucionar as adoções tardias. Estamos tratando de conscientizar o País inteiro dessa adoção para torná-lo um sucesso”, disse.

 

Projeto

Segundo dados da Amaerj, o Rio de Janeiro tem 3.477 pessoas interessadas em adotar um filho e 525 crianças e adolescentes à espera de uma família em abrigos. O grande problema é que a maior parte das pessoas habilitadas para adoção quer o mesmo perfil de criança, crianças de 0 a 3 anos.

 

Autor da ideia, o juiz Sérgio Ribeiro, diretor de direitos humanos e proteção integral da Amaerj, explicou que há muitas pessoas habilitadas para adotar, a única coisa que falta é dar chance de os adultos conhecerem as crianças e o objetivo do projeto é justamente criar estratégias para promover esses encontros. “É importante propiciar o encontro de crianças maiores com pessoas habilitadas à adoção. Esse contato é decisivo para a adoção”, afirmou.

Idealizador do projeto “Apadrinhar — Amar e agir para materializar sonhos”, Ribeiro foi vencedor do Prêmio Innovare 2015. A iniciativa propicia a crianças e adolescentes com chances remotas de reinserção familiar, a oportunidade de construir laços afetivos e receber apoio material.

 

Serviço

O projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias” tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa), além da AMB.
 

Para conhecer mais detalhes do projeto acesse o folder eletrônico abaixo.

© 2017 por cultivecomunicacao.com.br

Entre em contato:
(19) 99758-7088

(19) 98122-7580

Encontre-nos:
Rua 1B - JSP, n 125 - Jd. São Paulo - Rio Claro-SP

CEP: